terça-feira, 21 de junho de 2011

Dislexia: um problema que atrapalha o aprendizado

A dislexia é uma dificuldade especifica de leitura e escrita em diversos níveis, que se torna evidente na época da alfabetização. Como a maior dificuldade do disléxico é fazer a relação entre a letra e o som, as séries iniciais são as mais difíceis para o disléxico e sua família, pois para as outras crianças é praticamente um processo natural, o reconhecimento das letras para a formação de frases, já para o disléxico isto é um processo penoso.  Ele tem grande dificuldade em adquirir a rota lexical, ou seja, você ver a palavra como um todo e já a identifica  o disléxico  ver a mesma palavra varias vezes e irá decifrar letra por letra juntando as palavras formando uma leitura fragmentada e lenta muitas vezes sem compreender o que lê.
            No Brasil, não existe uma escola especifica para disléxicos, mas como são inteligentes podem frequentar qualquer escola, desde que a mesma e seus professores saibam o que é dislexia. Porque a criança disléxica deve ser estimulada multisensoriais para ativar seus conhecimentos através do tato, visão e audição. Com todas as áreas estimuladas suas dificuldades serão amenizadas.
            Uma senhora contou que seu filho nas séries iniciais passou por vários constrangimentos com colegas que o chamava de lerdo, burro e outras características.... , que quando seu filho estava na segunda serie ouviu de uma professora: "pode deixar de lado que esse menino não aprende nada”. Uma pena que esta professora não saiba fazer o aluno dela aprender, pois não estava preparada para usar estratégia que o fizesse assimilar o conteúdo. Cada criança disléxica ou não terá diferentes maneiras de aprender, cabe ao professor descobrir que rota e recursos usar. Porque a dislexia não é uma incapacidade e sim uma dificuldade. Com a avaliação correta, e com ajuda da escola, dos pais; o disléxico poderá ir além dos que não têm dificuldades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário