quarta-feira, 8 de junho de 2011

O papel da música na educação infantil

A música possui um papel importantíssimo na educação infantil, pois é através dela que a criança terá a possibilidade de interagir com outras crianças e com o meio físico ao seu redor.
 Sendo assim, o professor pode trabalhar de diversas maneiras com a música como em rodas de cantigas, oficinas, teatros, brincadeiras com fantoches, entre outras. Além disso, ela possibilita as crianças, principalmente as mais novas (um a dois anos), a associação do nome ao objeto, fazendo com que a mesma desenvolva suas primeiras iniciativas intelectuais.
È através da música também, que a criança passará a conhecer e explorar diferentes tons e ritmos, podendo assim, acompanhar o compasso criado por ela, a música e o grupo no qual ela está interagindo.
Portanto, podemos dizer que a musicalização na educação infantil é fundamental, pois a mesma favorece a interação e a socialização das crianças com o grupo, propiciando o desenvolvimento tanto psíquico quanto motor dos alunos.
 Dessa forma, irei postar em meu blog diferentes músicas infantis que podem ser usadas como bases auxiliadoras no processo de ensino/aprendizagem. Sendo que, as mesmas já são muito conhecidas pelo seu referencial na educação infantil. Para se aprofundar mais no assunto visite o site: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-interacao-da-crianca-por-meio-da-musica-1863775.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário